Abrir menu superior
A ZCOG concedeu à SZB a BOLSA MEMORIAL DEVRA G. KLEIMAN

A ZCOG concedeu à SZB a BOLSA MEMORIAL DEVRA G. KLEIMAN

Este ano a ZCOG (Zoo Conservation Outreach Group) tornou-se membro da SZB, e através disto estabelecemos uma parceria que já teve alguns frutos: um ano de associação gratuita à AZA (Associação Americana de Zoos e Aquários) e um convite para apresentarmos o trabalho da SZB no Congresos da AZA em 2013

Agora temos uma excelente novidade. A ZCOG concedeu à SZB a “BOLSA MEMORIAL DEVRA G. KLEIMAN PARA CONSERVAÇÃO DA VIDA SILVESTRE”.

Esta bolsa foi criada para honrar a vida, o trabalho e a memória de Devra Gail Kleiman, 
ex-diretora assistente de pesquisa e pesquisadora sênior no Smithsonian National
Zoological Park. A Devra era apaixonada pelo seu trabalho de conservação de vida silvestre no Brasil e acreditava em educação profissional e colaboração internacional como partes integrantes deste trabalho. Ela sempre acreditou que treinar e orientar profissionais brasileiros seria um ponto chave para garantir o sucesso no longo prazo do programa de reintrodução de micos-leões-dourados.
Devra trabalhou por muitos anos no Comitê Internacional para a Conservação e Manejo do Mico-leão-dourado, craido pelo IBAMA, e seu trabalho, paixão e dedicação ajudaram a melhorar a situação da espécie na natureza, através de cooperação internacional. Ela faleceu em 2010, mas seu trabalho continua a ser uma inspiração para quem trabalha com conservação.
Para celebrar as contribuições de Devra para a conservação de vida silvestre e para a capacitação de profissionais brasileiros, Peter Kibee, antigo especialista em sistemas de informação do Smithsonian Institute dedicou um fundo anual para uma bolsa de treinamento em honra à memória dela, para que seu trabalho possa ser continuado.

A bolsa será concedida anualmente para que um profissional de zoos e aquários brasileiros filiados à SZB participem dos cursos de formação oferecidos pela Associação de Zoológicos e Aquários (AZA) nos Estados Unidos. A bolsa inclui a inscrição no curso, passagem aérea (ida e volta), transporte do aeroporto até o hotel e hospedagem. É indispensável falar inglês fluente e no retorno disponibilizar esta informação da forma que a SZB determinar, que pode ser palestra, mini-curso ou treinamento.

É com muito prazer e gratidão que a SZB anuncia que quem receberá a bolsa em 2014 é Érika Cipreste, do Zoo de Belo Horizonte. Ela fará o curso “Animal Training: Applications in Zoo & Aquarium Settings”, que será realizado no Disney’s Animal Kingdom, Orlando/FL, em abril de 2014.
Saiba mais sobre os cursos que estão disponíveis clicando aqui

Esta é uma possibilidade incrível de capacitação e estará disponível todos os anos, e vocês terão até dia 30 de outubro para se inscrever e participar. O anúncio do ganhador da bolsa será feito sempre no mês de janeiro.

Os candidatos deverão mandar para a SZB, no e-mail: secretariaszb2013@gmail.com os seguintes documentos:
– uma carta dizendo qual o curso escolhido e quais seus motivos, bem como explicar como sua participação no curso pode ajudar a melhorar a qualidade dos zoos no Brasil
– Currículo
– uma carta do Diretor ou responsável pela instituição à qual o candidato está vinculado, informando que ele está liberado pela instituição para fazer o curso

Um ótimo fruto de uma parceria super produtiva! Participem e boa sorte!

 

AS INSCRIÇÕES PARA A BOLSA “DEVRA KLEIMAN 2016 JÁ ESTÃO ABERTAS

 

Para a bolsa 2016, o curso selecionado é “CONSERVATION EDUCATION”

 

Este curso tem uma semana de duração e possibilita que os educadores tenham  uma visão abrangente de como desenvolver, implementar e avaliar programas de conservação e elementos interpretativos nos recintos. O material do curso inclui as últimas pesquisas e tendências em educação informal em ciências.

 

O curso será de 8 a 13 de fevereiro de 2016, no Oglebay Resort, em West Virginia.

 

Para mais informações sobre o curso:https://www.aza.org/CED.aspx

 

A data limite para o envio do material é 18 DE JULHO DE 2015, e a decisão do ganhador da bolsa será anunciada em setembro.

 

**Atualização**

foto1

foto2

foto3

Veja o depoimento da Érika, ganhadora da Bolsa Devra Kleiman em 2014:

“Presenciei uma experiência única. O curso foi muito importante para reciclagem e amadurecimento profissional e pessoal. Através das atividades desenvolvidas adquiri maior habilidade na resolução de problemas/desafios e compreensão da importância de uma boa comunicação, parceria no trabalho, planejamento de todas as minhas ações e manutenção de registros. Os tópicos das aulas teóricas a respeito de técnicas de condicionamento animal ampliaram meu conhecimento sobre o assunto, indicando as melhores práticas, os cuidados com a segurança, bem como a importância do foco no animal e em seus comportamentos naturais. Todo esse aprendizado aumentou a segurança e a confiança em meu trabalho, estimulando uma reflexão a respeito de minhas ações e da importância de meu constante aprimoramento.”

 

Kariny S
Escrito por Kariny S