Abrir menu superior
Dia Nacional de Urubuzar

Dia Nacional de Urubuzar

O atropelamento de fauna no Brasil é hoje uma grande ameaça. Cerca de 475 milhões de animais silvestres são mortos todos os anos, ou seja, a cada segundo, mais de 15 mortes.

Existe um aplicativo que pode ser usado para ajudar a mudar esta situação: Sistema Urubu. É só baixar gratuitamente e usar para fotografar animais silvestres mortos na estrada. A análise de todas as fotos enviadas vai ajudar a identificar onde estão acontecendo mais atropelamentos no país, e assim podem ser propostas medidas mitigatórias. Este aplicativo foi criado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

O CBEE, a SZB e a Tetra Pak se uniram para criar a maior campanha nacional de conservação de fauna no país: o DIA NACIONAL DE URUBUZAR, que vai acontecer dia 15 de novembro. Para ser efetivo, o Sistema Urubu precisa ser usado pelo maior número de pessoas possível.

Como você pode ajudar?

Celebrando o DIA NACIONAL DE URUBUZAR em sua instituição.

Criamos uma página do Dia Nacional de Urubuzar no Facebook, onde serão divulgadas novidades sobre o evento e estão disponíveis vários vídeos que podem orientar vocês :
http://on.fb.me/1tcQZnC

Pedimos que todos curtam a página e compartilhem em suas redes sociais.

A ideia é criar um movimento que chame atenção para a questão dos atropelamentos e aumentar o número de usuários do Sistema Urubu.
Nossa sugestão de atividades para o Dia Nacional de Urubuzar:

1. Neste dia, organizem alguma atividade na instituição ou na rua, falando sobre atropelamentos e ensinando as pessoas a baixar e usar o Sistema Urubu.

2. Criem um “Mural do Compromisso”: temos adesivos que podemos disponibilizar caso haja interesse. Cada adesivo é dividido em quatro. A ideia é que a pessoa se compromete a usar o sistema Urubu e divulgar para mais amigos. Uma parte do adesivo ela destaca na hora do evento, escreve o nome e cola no mural. Os três adesivos restantes são pequenos, para colar na parte de trás do celular. A pessoa já cola um no celular dela e se compromete a conseguir mais duas adesões.

4. Envie para nós fotos das atividades desenvolvidas. É muito importante termos o registro do envolvimento dos zoos e aquários.

5. Informe a imprensa. Divulgação é muito importante, então antes do dia 15 de novembro, entre em contato com a imprensa na sua cidade e informe sobre o Dia Nacional de Urubuzar, vamos dar o máximo de visibilidade possível e assim ajudar a espalhar a mensagem. Nós vamos enviar em breve um press release que vocês podem usar como base para enviar para a imprensa.

Se existirem faculdades, unidades de conservação e outros centros de conservação da biodiversidade na sua cidade, seria ótimo se vocês pudessem entrar em contato com elas e estimular estas instituições a também celebrarem o Dia Nacional de Urubuzar. Nosso contato é secretariaszb2013@gmail.com

Esta é uma oportunidade incrível que temos para fazer a diferença na conservação de fauna silvestre.

Vamos juntos?

Yara Barros
Presidente SZB

Alex Bager
Coordenador CBEE

 

 

 

page1

page2

Kariny S
Escrito por Kariny S