Abrir menu superior
Desinvestimentos

Desinvestimentos

DESINVESTIMENTO

Embora a maioria dos zoos e aquários brasileiros seja pública e não tenha recursos próprios para investir, algumas instituições possuem investimentos.

Mesmo as instituições que não possuem podem estimular seus funcionários a usar os mesmos princípios de desinvestimento para a aplicação de seus recursos pessoais.

Zoológicos que têm dinheiro para investir podem optar por desinvestir em empresas de combustíveis fósseis e reinvestir em soluções que se alinham com a sua missão de conservação . Desinvestimento é o oposto de investimento. Significa simplesmente nào comprar ações, títulos ou fundos de investimento que são antiéticos ou imorais. Investimentos em combustíveis fósseis são um risco para os investidores e para o planeta , é por isso que estamos convidando as instituições a desinvestirem nessas empresas.

Queremos que os zoos e aquários congelem imediatamente qualquer novo investimento em empresas de combustíveis fósseis, e se retirem, em até 5 anos, de fundos que incluam ações públicas de empresas de combustíveis fósseis. A complexidade desses investimentos pode requer tempo e dedicação para que se saia deles, mas quanto mais cedo nós nos comprometemos a avançar, melhor.

VANTAGENS DE DESINVESTIR….

  • empodera os zoos e aquários para desafiarem a indústria de combustíveis fósseis e ajustarem seu plano de negócios para que ele reflita o respeito pelo planeta e seus habitantes.
  • oferece oportunidades para zoos e aquários investirem em setores que refletem sua missão de conservação.
  • assegura aos visitantes do zoo e aos doadores que o dinheiro que doarem ou gastarem no zoo serão investidos em lugares que apoiam um esforço coletivo mundial para desenvolver soluções para este desafio universal.

Empresas de combustíveis fósseis trabalham duro para garantir que eles possam continuar a extrair mais combustível e ter grandes lucros e incentivos fiscais . Eles têm lobistas nos governos e financiam políticos que que tentam desacreditar ou diminuir a ameaça das mudanças climáticas e da necessidade de reduzir drasticamente as emissões globais de carbono. . Essas empresas precisam deixar suas reservas de carbono no chão, mas a extração dessas reservas é uma parte fundamental de seu plano de negócios, por isso sabemos que não vão fazê-lo voluntariamente. O consenso indicado pelo desinvestimento diz aos governos e ao setor financeiro que, assim como os demais cidadãos e instituições, os Zoos e Aquários estão preocupados com a mudança climática  e com o papel que o plano de negócios de empresas de combustíveis fósseis têm em perpetuá-las. São necessárias políticas governamentais são que limitem a capacidade da indústria para queimar suas reservas de carbono e poluir a atmosfera de graça. Incentivando zoológicos, aquários, universidades e outras instituições a criar um consenso no mundo dos investimentos e do público em geral pode amplificar a nossa preocupação para aqueles que tomam as decisões.

. A intenção não é levar à falência as empresas de combustíveis fósseis. É mais uma declaração moral do que financeira – é errado lucrar com atividades que levam à destruição do planeta.

SUCESSOS DO PASSADO

A história mostra que a atenção gerada pelo desinvestimento pode mudar o curso dos acontecimentos e instigar a ação do governo. Tem havido muitas campanhas de desinvestimento de sucesso na história recente, mas a mais impactante foi sobre a questão do Apartheid Sul Africano. O desinvestimento não só fez pressão econômica direta, mas também ajudou a revelar a imoralidade do apartheid , criando um movimento de cidadãos preocupados ao redor do mundo. O Arcebispo Desmond Tutu afirmou que o movimento para acabar com o apartheid “não teria conseguido sem a ajuda … do movimento de desinvestimento da década de 1980.” Uma estratégia semelhante pode nos ajudar a transição da forma usual de extração de combustível fóssil para as grandes mudanças necessárias. Assim como desinvestimento na época do apartheid se originou de uma questão profundamente moral, o coração do desinvestimento pelos combustíveis fósseis tem um ponto de vista moral: é errado lucrar com atividades que levam à destruição do planeta, seu povo e sua vida selvagem.

Saiba mais em:

http://www.cbsg.org/divestment

 

Administrador Blog SZB
Escrito por Administrador Blog SZB