ir para o Blog

TEM TATU AQUI!

A campanha "Tem Tatu Aqui" nasceu de uma parceria entre o biólogo Projeto Tatu-Canastra - Pantanal e a SZB.

O principal objetivo é chamar a atenção para estes animais pouco conhecidos, alertando sobre sua vulnerabilidade e de seus ecossistemas, sensibilizando para a necessidade de iniciativas e ações de proteção e conservação destas espécies. A campanha pretende elevar o “status” de conhecimento das pessoas sobre as espécies de tatus que ocorrem no Brasil, difundindo o conhecimento sobre os tatus e seu papel ecológico, despertando empatia e orgulho pelo fato destas espécies existirem em sua grande maioria em território brasileiro.

A divulgação de projetos de pesquisas em vida livre como o projeto tatu-canastra, será utilizada como exemplo de grupos de pessoas, profissionais e técnicos que juntos, se dedicam a estudar estas espécies em seu hábitat natural, e que em longo prazo, buscam resultados inéditos não só para a conservação da nossa fauna, como também de nossos ecossistemas extremamente importantes como o Pantanal.

Hoje o Brasil possui 10 espécies de tatus, distribuídas em praticamente todos os biomas. São animais em sua grande maioria de hábitos noturnos, e principalmente crípticos, fatores que dificultam seu avistamento e conhecimento pela população, até mesmo em regiões de maior ocorrência.

Por ser o maior representante desta ordem, a campanha terá como “estrela” o “tatu-canastra” (Priodontes maximus), espécie que pode chegar a 1,5 m de comprimento (com a cauda) e pesar mais de 50 quilos. Suas garras com mais de 15 cm são exemplos didáticos de sua impressionante característica primitiva e ao mesmo tempo evolutiva, que os torna exímios cavadores. Através de suas tocas, os tatus-canastra desempenham um papel fundamental no equilíbrio e manutenção do seu ecossistema, pois estas acabam servindo de abrigos para diversas espécies de mamíferos, aves e répteis. Cavando o solo incansavelmente, sua alimentação consiste principalmente em insetos como formigas e cupins.

Os zoológicos brasileiros, com seus 20 milhões de visitantes anuais, podem ser vistos como uma sala de aula gigantesca que atinge um público de todas as idades e de diferentes níveis culturais e econômicos. Através da campanha “Tem Tatu Aqui”, a SZB pretende de maneira expressiva atingir este público tão numeroso e diverso para ajudar a disseminar conhecimento sobre os tatus e ajudar a divulgar os projetos de conservação com tatus.

O lançamento da campanha foi feito durante o Congresso SZB 2014, que foi realizado em Bauru, pelo coordenador do Projeto Tatu Canastra, o biólogo Arnaud Desbiez.

A campanha "Tem Tatu Aqui" tem um site específico que disponibiliza uma grande quantidade de materiais para ajudar seu zoo ou aquário na adoção do projeto, e tudo pode ser baixado gratuitamente: cartaz, carteirinha cartilha e uma infinidade de materiais para serem usados por suas equipes de educação ambiental.

A equipe do Projeto Tatu Canastra também tem fotos e vídeos disponíveis para quem tiver interesse. Para solicitar acesso a este material, entre em contato com: adesbiez@hotmail.com

Ajude a SZB a divulgar esta campanha, participe! Vamos ajudar a espalhar conhecimento sobre os tatus?

Visite o site:

www.vivatatu.com.br

ZCOG